"Os pássaros" (poesia): 29/9/2020

13/12/2020 09:23

 

Os pássaros

 

Os pássaros lá de fora

Não vêm me beijar

Nem me tocam

Ou pousam na janela

 

Os pássaros lá de fora

Não me olham

São, da natureza, espólios

Em que me reporto

Olho e me afogo

 

Os pássaros lá de fora

São esperanças emplumadas

Espelhadas

Espalhadas

Sonhos soltos pelo ar

 

Os pássaros lá de fora

Todo dia vêm e vão embora

Não sabem dos voos contidos

Dum coração aflito

Implícito

 

É que nem todo pássaro voa

São os pássaros de dentro

Recolhendo-se em voos perdidos

Num infinito tormento

 

Os pássaros aqui de dentro

Habitam uma pessoa

Que jamais voa

 

Pássaros em perigo

Sem planos, sem gritos

 

Asas em plano rígido

(Kátia Surreal)

*Publicado na revista Desenredos, em 12/12/2020.
 
SURREAL, Kátia. "Os pássaros". In: Desenredos, n° 34; p. 12-13. Disponível em: