"A questão é remota" (poema-prosa)

24/04/2022 13:06

A questão é remota

 

" 'Professora, não posso assistir à aula hoje. Eu tenho que fazer a faxina da casa'.

'Hoje eu tenho que cuidar do irmão mais novo'.

A violência contra a mulher só tem se intensificado durante a pandemia. Ela é quem tem mais sofrido abusos domésticos. Ela é a encarregada das tarefas do lar. Ela é quem mais tem sofrido violência sexual, verbal, corporal.

Em meio a isso, meninos e meninas repetem harmonicamente todos os dias:

'Professora, eu só tenho celular. Não tenho computador'.

'Professora, eu não tenho um celular'.

'Professora, eu não tenho Internet'!

'Professora, eu não tenho espaço'.

'Não tenho cabeça'.

'Tô sem tempo'.

Não há celular. Não há computador. Não há espaço. Nem tempo vago. Não há tempo, nem mesmo cabeça. Também não tem respeito, nem justiça, nem igualdade.

Sinto muito. Nada há, nem haverá de ter, meu amigo, enquanto não houver LUTA!"

(Kátia Surreal. Também Kátia Nascimento, professora e testemunha desta triste realidade)